domingo, 19 de janeiro de 2014

Um bom programa de domingo!



Manaus tem muitos lugares para serem  visitados, todos  os dias. 


Existe um em especial, que merece  ser visitado:  a Feira de Artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro. É uma excelente  dica para,  durante a COPA, levarmos  os   turistas  para  conhecerem  esse point da cidade.  Claro que ainda precisamos  melhorar   muiiiitooooo   em  várias   questões, como: atendimento,  limpeza (principalmente as  barracas   que  vendem  alimentos), evitando que papéis, pratos e  copos  descartáveis sejam jogados  ao chão,  mais higiene na  preparação  dos alimentos  a céu aberto  etc. Afinal, quando o visitante chega à Feira, pela Avenida Eduardo Ribeiro, não  deve ter como  primeira impressão o descarte de lixo  no asfalto, próximo a um dos monumentos  mais significativos de Manaus, que é o Teatro Amazonas.


Ir à Feira ainda é  um  gostoso  passatempo, principalmente   quando encontramos  por  lá pessoas simpáticas que vendem produtos  de qualidade e fazem  questão de atender com cortesia. 


Neste domingo não ensolarado – o que deixou o passeio ainda mais gostoso -, visitei  algumas barracas e faço questão de deixar registrado o bom atendimento.

Barraca da Harmonia Nativa – Uma Barraca de gente alegre e bonita. Parece que vendem simpatia e cordialidade.  A  Barraca está na Feira há 10 anos e funcionou como vitrine para deslanchar os negócios para shoppings da cidade, chegando a  ter os produtos expostos  no exterior. Os produtos são de excelente qualidade. Na  Barraca da Harmonia Nativa  você vai encontrar sabonetes, colônias, cremes de hidratação, buchas  para banho, sais  para banho, creme para as mãos. Todos os produtos são produzidos na fábrica (localizada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial – CIDE, Avenida Gen. Rodrigo Otávio, 1910 - Crespo, Manaus - Amazonas) e são utilizadas, entre outras,  essências como: capim santo, breu branco, castanha, além de produtos para limpeza de pele, como mulateiro, argila verde e argila branca. O que mais chamou atenção é que são utilizados produtos vegetais. A Harmonia Nativa tem como regra não usar produtos advindos de animais, como banha de tartaruga e outras.

Faço uso, há mais de 5 anos,  do sabonete e do creme de mulateiro, fabricados pela Harmonia Nativa. É o único produto que utilizo no rosto para limpeza e os resultados são satisfatórios: revitaliza e hidrata a pele  deixando-a mais sedosa.  Por experiência própria, tanto o sabonete como o creme de mulateiro  mantêm minha pela livre de manchas indesejáveis. 


A Harmonia Nativa tem como sócios Láuria Mariúcha e Daniel Fernandes, mas neste domingo o simpático Gustavo e as simpáticas Sandra e Eliana estavam esbanjando excelente atendimento, como vendedores.


Livraria de Sebo - Conhecimento disponível e acessível a todos  que têm, na leitura, um dos grandes prazeres da  vida. Comprei uma raridade por lá (Moacir Andrade, Uma Lenda Amazônica), que conta a história desse renomado artista amazonense. Uma preciosidade!

Os senhores Roberto Linhares e Antônio Diniz recebem todos muito bem. Aproveite um tempo livre, aos domingos, e veja se não encontra por lá  grandes tesouros, como eu encontrei.


Barraca da Ilzinha – uma barraca pequena, mas com grande criatividade. O que me  chamou à atenção foi o marcador de páginas feito com filtro de café reciclado, e lembranças  em miniatura feitas com peteca (bolinha de gude). E a criatividade não para por aí: a cuia - de tomar tacacá – serviu para uma “gruta” onde santinhos são colocados. Também são interessantes os imãs feitos com palito de  picolé. Além disso, a Ilzinha é uma simpatia no atendimento e muito  antenada na questão da sustentabilidade.


Sonhos de Chocolate da Amazônia – Uma barraca por demais “saborosa”!!!  Se deixar, Dona Alice Castro fala dos bombons de chocolate como se fossem filhos dela,  tal o prazer em descrever como são produzidas  essas delícias. Para não falar do que não sei... acabei comprando alguns chocolates (a dieta que me perdoe!). E são mesmo de dar água na  boca.

A Barraca já está na Feira há 13 anos e não trabalha com revenda, para poder  manter a qualidade dos produtos  e a imagem  que criou ao longo desses anos. Para encomenda, Dona Alice atende pelo fone (92)3654-7075.

Você encontra bombons com sabores exóticos, como: tucumã, cupuaçu, limão, brigadeiro, araçá-boi, pupunha, buriti e tucumã. Você também pode levar os bombons em  embalagens feitas com a casca do cupuaçu e  do  ouriço de castanha. Coisas mais lindas.....e  são produtos de nossa Região Amazônica. Só vendo de perto para  acreditar.

É isso. Um programa e tanto passar parte da manhã de domingo passeando na Feira de Artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro.


Mamãe Coruja 

Sabonete de Mulateiro da Harmonia Nativa.

Livraria de Sebo -  Lazer intelectual.

Livraria de Sebo - Este foi o livro que trouxe para mim.

Barraca da Ilzinha - Lindas mensagens no filtro de café reutilizado.

Barraca da Ilzinha - Santos em "gruta" de cuia.

Barraca da Ilzinha - Lembranças feitas com bola de gude.

Barraca da Ilzinha - Lembranças feitas com palito de picolé.

Alice Castro, proprietária da Barraca Sonhos de Chocolate da Amazônia.

Embalagens feitas com a casca do cupuaçu.

Embalagem no formato de uma maloca, usando ouriço de castanha.

2 comentários:

  1. Parabéns, texto muito criativo que desperta uma curiosidade no leitor. As fotos ficaram ótimas.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Melhor do que o texto e as fotos....é a sua simpatia e generosidade em compartilhar comigo sua impressão sobre a matéria. O sucesso vai depender grande parte do meu esforço, mas, muito mais, pelo retorno de vocês, leitores, em avaliar os assuntos.

    Obrigada!

    ResponderExcluir