domingo, 19 de abril de 2015

Peço Perdão em nome de todos


Olás...

Hoje, 19 de Abril, Dia do Índio (?), o que temos a dizer? Quase nada. Desde sempre os indígenas sofrem todas as consequências por serem "diferentes", como se fosse um carma, e não como motivo de orgulho de uma Nação.

Eu peço Perdão  em nome de todos. 


Lendo o blog A Matéria do Tempo - aliás, um excelente meio que divulga a questão indígena - deparei-me com a excelente matéria, a qual sinto-me na obrigação honrosa de aqui também disseminar. Afinal, ações raras como essas  merecem destaque.

http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/104/medicos-montam-hospital-de-ponta-para-indigenas-no-mato-grosso-3488.html

E, como tudo ao redor, irão destruir isso, em nome do progresso (?). A incompetência do Governo em administrar o que é do povo, vai destruir mais esse cenário. 

Vale repetir o 19 de Abril de 2014,  porque nada se fez para melhorar esse cenário lastimável.





Mamãe Coruja


sexta-feira, 10 de abril de 2015

A Linha do Tempo

Olás...


A linha tênue que separa a vida da morte. Os segundos que levamos para pensar. Segundos que precisamos para piscar. Fragmentos de segundos para dizer a alguém quanto é importante sua existência. 

A diferença do tempo para cada circunstância. O tempo que levamos para chorar a dor de um amor não correspondido. O curto tempo para sentir que a paixão invadiu nossa vida. O longo tempo para experimentar a desilusão do impulso.

É preciso certo tempo para preparar qualquer desejo a ser realizado. Tempo que leva o botão de uma flor para desabrochar. Talvez  dure o tempo da noite. O tempo para orvalhar. 


Contratempos. Tempos que contam.

Em instantes uma flor desabrocha. Em algum tempo, viva e colorida permanecerá. Tempo imenso para decidir romper uma relação. Curto tempo para conviver e confiar.  Há algum tempo tive a sensação que até o tempo eu poderia parar.

O tempo não seguiu o curso natural da minha vida. Quis ser melhor em um tempo que eu deveria me limitar. Em pouco tempo descobri que melhor é ir vivendo a cada passo, sem com o tempo se importar. Porque tudo tem o tempo certo. Até o tempo para uma flor desabrochar.



Mas existe um tempo certo para estes aprendizados. Não ocorre precocemente, nem o Destino pode nos avisar. Tudo tem seu tempo certo. Até tempo para nascer e tempo para tudo acabar. São tempos tão imprecisos. Pode-se morrer antes de nascer, ou acreditar que viveremos depois do não mais acordar.

Só quero um tanto de tempo, que me proporcione meu percurso findar. Não sei onde esse tempo está escrito, mas sei que esse tempo virá.

Mas, afinal, é desse jeito que tem sido a Vida.  Tudo que tem vida nasce, cresce e vem a murchar. Nem é tão raro conviver, a Vida,  com outros seres a definhar. 



São nesses momentos que me vem o sentido da vida, sair do  cenário para outros poderem brilhar. Porque tudo e cada um tem o seu tempo. Não deveríamos ultrapassar o tempo certo para cada ... vida. Podemos, nesse tempo todo,  é sentir o prazer das boas ações multiplicar.

Saber que tem todo o tempo do mundo para dar bons frutos,sem se importar com o tempo que isso poderá levar.



... E, lá adiante, mesmo que esse tempo não possa mais retornar, saber que tudo que poderia ter sido feito  teve o tempo certo para acontecer. 

O tempo que dura uma vida poucos sabem administrar. Muitos envelhecem ainda jovens. Outros,  continuam perdendo o precioso tempo da vida:  vão morrer sem saber amar.


Saber o tempo para interromper ou concluir. A Sabedoria é uma virtude que somente o Tempo é capaz de lidar.

Fotos: Chama a Mamãe


Mamãe Coruja

domingo, 5 de abril de 2015

Páscoa... a passagem.

Olás...

Há dias para tudo nesta vida. Dia de Natal, Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Dia do Descobrimento do Brasil, Dia do Golpe Militar, Dia do Trabalhador. Tem até o Dia da Mentira. Dia do Amigo. Dia da Água. Dia do Planeta.  Sexta-feira Santa. Quarta-feira de cinzas. Dia de Fátima. Dia do Mestre,  Dia do Estudante, Dia do Advogado, Dia do Médico.

O dia a dia tem mais Dias de comemorações que possamos aqui elencá-los.

Hoje, como não poderia deixar de ser, mais um desses dias está sendo comemorado: O Domingo de Páscoa.

Que me perdoem os religiosos de todas as religiões, eu sou um tanto avessa às datas que por afora apregoam como dias dos mais festivos. Tudo cheira a marketing. As indústrias sempre ganhando com todo esse comércio.

Na verdade, o sentido de tudo isso não deveria requerer uma corrida desenfreada ao comércio para as compras de presentes, de ovos de chocolate, de coelhinhos enfeitando o caminho da criançada à procura dos tais ovinhos.

Se  Páscoa é a " passagem", a celebração do Jesus vivo, achamos mesmo que Jesus, aquele que saía pregando o Evangelho apenas com a roupa do corpo,  pregaria isso que assistimos hoje em dia?  

E o Dia do Mendigo, Dia do Doente, Dia do Deficiente, Dia do Pobre, Dia da Ingratidão, Dia da Injustiça? Isso tudo está presente no dia a dia de nossas vidas, e passamos por eles sem sequer nos darmos conta. 

Na Sexta-feira santa infiltraram em nossa cabeça que só devemos comer peixe. Carne vermelha, jamais. Seria um sacrilégio. Mas o que há, de fato, por detrás de tudo isso? O miserável que sequer tem um pedaço de pão para sustentar-se, ou a seus filhos, poderá escolher qual carne irá comer, quando lhe resta um resto de refeição que encontrou no lixo?

Para mim,  não só hoje, Domingo de Páscoa, mas todos os dias, deveríamos comemorar a "passagem". Sim, passagem para sempre sermos o melhor, com boas ações, amando o inimigo, porque, realmente, que virtude temos em amar os amigos e aqueles que nos amam?

A Sexta-feira Santa passou. Quem pôde, foi aos restaurantes comer o que há de melhor em peixes. Ótimo. Nada contra.

No sábado, para compensar, as churrascarias estavam lotadas e o tal jejum em nome da Paixão de Cristo já estava esquecida.

Alguém está lucrando com isso. As vendas multiplicam. E a mísera existência do Homem na Terra, nos demais dias do ano, sequer dedicam uma fração de tempo para pensar o quanto Ele suportou de dores...e o quanto nós não temos merecido o sacrifício.

Felizes Dias de Páscoa. Dias de Renascimentos. Dias melhores virão!

Mamãe Coruja