quinta-feira, 23 de julho de 2015

Lenda da Vitória-Régia

Olás...

Os contos românticos, as lendas e as histórias impossíveis de amores nunca vividos, estão sempre no nosso imaginário, contos de fadas, ou em fatos reais. Princesas salvas das masmorras por príncipes montados em cavalos brancos. Sapos que beijam e viram príncipes, de tão apaixonados. Filmes de ficção e histórias reais, que não são meras coincidências, sempre nos falam de AMOR. Esse sentimento que atrai pessoas diferentes; pessoas dos mais longíquos recantos do mundo têm sua vida modificada, em pouco ou longo tempo, por conta do AMOR.

O que mais me encanta, porém, são as lendas que falam de amores, como a Lenda da Vitória- Régia. Muito popular no Norte do Brasil, a lenda conta a história de Naiá, uma índia linda, que se apaixonou pelo que imaginava ser um deus, a Lua. Vivia à espera de que um dia o seu amor viesse buscá-la. Não adiantaram os conselhos dos índios mais experientes em dizer-lhe que assim que o deus Lua a levasse, deixaria de ser humana e se transformaria em uma estrela, e viveria no céu, como ele sempre fazia, quando queria uma donzela. Para lá, no firmamento, tantas foram levadas.

Mas o que falar para uma índia encantada por seu amor?

Por um obcecado desejo de ser amada pelo que imaginava ser o seu amado, Naiá foi definhando, dia após dia. Na espera inútil que se alongava, sua vida se resumia a admirar a Lua,  noite após noite.

Eis que, em uma noite linda de luar, Naiá viu - à beira do lago onde sempre se posicionava para esperar que seu amor aparecesse - o deus Lua refletido nas águas , imaginando ser seu amado, que descera até o lago, para, enfim, buscá-la. 

Ficou em êxtase, ao perceber seu amado se banhando. Atirou-se no lago para encontrá-lo. Mas, quanto mais se distanciava, não conseguia tocá-lo. Foi então que se deu conta de que tudo não passara de uma ilusão.

Ao tentar retornar à margem, não conseguia, pela profundidade do lago. Tentando salvar-se, nada desesperadamente. Mas é inútil, e Naiá morre afogada.

Comovido com tanto amor que a jovem e guerreira Naiá nutria por ele, o deus Lua resolveu torná-la uma estrela diferente de todas as outras estrelas existentes no céu. Ela seria uma estrela das águas, e chamar-se-ia Vitória-Régia, cujas flores, brancas e perfumadas, só apareceriam à noite. 

Ela é tão bela, que as outras estrelas sentem ciúme. Enquanto estas brilham no firmamento, Naiá brilha nas águas.

Uma linda e comovente história de amor, transformada em lenda. 

Sempre que olho para o céu, em noites de luar, lembro-me do meu AMOR, que se foi... e nunca mais o verei voltar. Também o vejo refletido nas lágrimas que caem do meus olhos, mas não posso tocá-lo.  Só não me afogo nessas lágrimas, porque me deixou umas estrelas maravilhosas, que sempre estão a brilhar, seja noite,  ou seja dia, por cada canto que eu vá.

Vitória-Régia - Manaus/Amazonas/Brasil

(Fotos: Michelle Lopes)

Veja Abertura da flor da Vitória-Régia, Um Espetáculo da Natureza

E aqui


Mamãe Coruja

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pensamentos

Olás...

Sonhos (Eu)

Ao acordar,  pensei em ti.
Foi um pensar diferente.
Senti, que aquele pensamento,
Já não era como dantes.
Sensação estranha, aparente.




Alguns minutos bastaram-me:
Questionei a razão do pensamento.
Sem respostas imediatas.
Divaguei, sem gestos sequentes.

Contudo, já mais esperta do sono,
Sem propósito, vãmente, 
Reapareceste,  e em mim se fixaram
Tuas imagens e teu cheiro, mormente.


Não adianta. Não faço esforço.
Jamais, de mim, desapareças.
Se fugires, quando eu estiver acordada,
Dormirei, para te encontrar...
Em sonhos...talvez não me esqueças.



Mamãe Coruja

sábado, 18 de julho de 2015

A Família no ritmo da dança

Olás...


Alguns pequenos e maravilhosos prazeres da vida, ao contrário do que muitos imaginam, só depende de vontade. Claro que até os pequenos prazeres às vezes têm custo, um ônus a ser pago, financeiramente. Mas, ainda assim, vale e valerá a pena.

Pois bem, no meu caso é a dança. Adoro dançar. O que me falta é um parceiro que também goste de dançar. E, para isso, nem é preciso gastar muito dinheiro. Uma rodada de amigos, para comer um peixe assado, ou um churrasco, e, como fundo musical, músicas alegres que não nos permitam ficar parados, olhando quem se diverte dançando. E dançando todos os ritmos!

Há dois meses, incentivada por uma das filhas, fui parar em uma academia de dança. Estou adorando. Aprendi passos básicos para dançar qualquer ritmo (menos funk, que sinceramente, não tenho mais aquela idade para empinar o bumbum e ir dançando até ao chão. Isso, não!). Salsa, boleros, zumba, forró, brega, sertanejo ... nesses ritmos já estou fazendo das minhas. 

A tal da dança contagia. Agora, toda a família está dançando. A última a engajar-se também foi levada pela irmã. Afinal, família que dança unida,  permanece unida. Além disso, a dança é uma excelente aliada do bem-estar. A dança de salão, por exemplo,  desestressa, sendo ótima terapia. Ativa a circulação, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias, além de muitos outros benefícios. 

O melhor de tudo isso é que encontramos na dança um grupo super simpático. As professoras e os auxiliares são maravilhosos, daquelas pessoas que você quer conservar a amizade, que logo tem empatia. É muto bom quando isso acontece. Vira uma grande família.

A dança nos trouxe novos e excelentes parceiros. Muito mais alegria. Estou maravilhada com o meu "avanço" em outros ritmos, porque me limitava a dançar um forró sem muita base, e uma dança de salão quando o cavalheiro sabia conduzir. De resto, era só enganação. 

Maíra, Carvalho (auxiliar), Alexandre, Deise  e Maria (professoras), Eu e Mariúcha
Carvalho e Maíra


Mariúcha e Carvalho



Após a aula 



quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Esperança que se renova

Olás...


Fico esperançosa, ainda, com atitudes ecologicamente corretas, com ideias maravilhosas que brotam do “coração” das pessoas, e fazem a diferença. Pode até ser que o resultado seja  a venda do produto, o lucro embutido. Que importa? Afinal, as pessoas precisam sobreviver. Enquanto muitas vivem destruindo, de um modo ou de outro, ainda existem pessoas que inovam, que deixam a sua parcela de contribuição ao Planeta.

É provável que o mundo digital tenha diminuído, embora de forma tímida,  o uso do papel, esse material tão necessário no dia a dia das empresas, das escolas, dos lares, por exemplo. Conheço pessoas que dispensaram as agendas feitas de papel. Mas é incontestável que o consumo ainda é alto, especialmente em repartições públicas, onde a multiplicidade de documentos é constante (e quase sempre desnecessária).

Feito a partir da madeira – de onde são extraídas fibras de celulose e após passar por uma série de processos industriais – o papel é um mal necessário. Mal, porque são derrubadas milhares de árvores, também para esse fim. 
Por mais de 1500 anos, o papel não era feito da madeira, mas sim de fibras de algodão extraídas de roupas velhas, panos e trapos, matéria-prima não suficiente para atender a demanda daquela época. Coincidindo com o advento das máquinas de impressão, o consumo de papel aumentou, sobremaneira, a partir do uso de fibras extraídas da madeira.

Empresários e a sociedade em geral vêm, nos últimos anos, investindo em produtos ecologicamente corretos, de maneira sustentável, agregando, assim, maior valor ao produto. Consumidores também estão mais atentos, comprando produtos que comprovam a preocupação com o meio ambiente, na sua fabricação. A cada dia há um aumento considerável de pessoas que se identificam com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades sociais e ambientais. Em todo o mundo, grupos se movimentam em defesa dessa prática.

E o mercado, não querendo ficar aquém desses movimentos, quase que de imediato, identifica uma excelente oportunidade de negócios para uma clientela cada vez mais exigente nesse aspecto, e se vê obrigado acompanha as mudanças. 

Assim, uma excelente ideia está fincando raízes no mercado: o papel semente, ou papel plantável, ganhando forma em envelopes, convites, cartões de visita e etiquetas de roupas. Reciclado, ecológico, artesanal e de excelente qualidade, recebe sementes de flores ou temperos, durante o processo de fabricação.

Em resumo, se cada um pode fazer muito pelo Planeta, imagine se esses elos formassem uma só engrenagem?! Juntos,  podemos fazer TUDO para obtermos melhor qualidade de vida, para esta e futuras gerações.

Numa das regiões mais extensas do Brasil, a Amazônia, o desmatamento não diminui, embora tentem nos dizer o contrário. E quando ideias como essa são possíveis de serem realizadas, eu me dou uma overdose de Esperança. 

É muito provável que o foco não seja evitar o desmatamento, mas se puder evitar que uma matéria-prima tão rica seja simplesmente jogada no lixo... entendo que isso já faça a enorme diferença. Além do mais, é um plus que a Natureza recebe de bom grado.

Sim, podemos semear vidas através de reciclagem e da transformação do papel usado e de aparas não utilizadas pela indústria tradicional. Semear vidas, através de grãos contidos no papel semente. Basta picar, molhar e enterrar os pedacinhos do papel, que as sementes germinadas  logo crescerão! Já existe papel semente que se transforma em hortaliças, e o excelente dessa ideia é que podemos ter uma horta em casa. Podemos cultivar um jardim, com flores, a partir dessas sementes germinadas. Esses papeis também contêm sementes de ervas medicinais. Tudo, ao alcance das mãos e dos olhos.


Façamos a nossa parte. Vamos acreditar que é possível o desenvolvimento sustentável, conciliando a preservação da natureza e o crescimento social e econômico. Gerar vidas é o foco. Desfoque o lixo de sua vida!  

Semana passada, comprei uma blusa, confeccionada com material reciclável - garrafa pet - em uma loja no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. A etiqueta da blusa é uma etiqueta semente.




A etiqueta seguiu para Portugal, presente para o Alfredo Moreirinhas, que adora dar volta ao Mundo, com sua fiel, cúmplice, parceira e companheira Daisy. Eles adoram cultivar plantas e não poderia deixar de mandar, com meu carinho contido – a etiqueta da blusa. Quem sabe algum dia ele não faz um vídeo contando que o papel semente germinou?


Etiqueta semente-contém semente da flor Boca de Leão

Etiqueta semente-contém semente da flor Boca de Leão

Etiqueta semente-contém semente da flor Boca de Leão
(orientações para o plantio)
Fonte, com adaptações: http://www.papelsemente.com.br/produtos

Mamãe Coruja


segunda-feira, 6 de julho de 2015

... O Brasil de 1 ano atrás...

Olás...


Quisera manter o entusiasmo
Daquele dia perfeito.
Um só caminho. Mesma direção
Bela canção e a bandeira no peito.




Em todos, uma certeza: alegria em receber.
Amigos, famílias, pessoas distantes.
A Minha Amazônia conhecer.
Terra de ouro, de pessoas,  como diamantes.



Sons de tudo, até do coração.
(Tantas gerações, todos presente),
Batendo acelerado, contagiante.
Misto de euforia e gritos de gente.


Vesti-me de verde e amarelo.
Saí em busca de alegria,
Entusiasmo parecia perpétuo.
Divina alegoria.

Mas o que começa tem fim
Assim perpetua a Humanidade
Levar 7 a 1 da Alemanha
É chorar além da Eternidade.

Perdi o interesse
Perdi tudo, até o tesão.
Nem assisti a Copa América.
Só ouvir dizer...
Que na FIFA tem ladrão.


Crédito das fotos: Chama a Mamãe

Mamãe Coruja