sexta-feira, 4 de abril de 2014

As Arenas da Amazônia

Olás...

Ontem foi o teste decisivo da Arena da Amazônia no jogo entre Vasco x Resende, pela Copa do Brasil. Excetuando algumas falhas, pode-se dizer que numa escala de 1 a 10, o estádio que irá receber os jogos da COPA/2014, obteve nota 8. Foram 39 mil ingressos postos à venda. Na quarta-feira praticamente esgotados, segundo divulgado na mídia.

Uma boa notícia é que o governo já definiu que nos dias de jogos da seleção brasileira o horário de expediente na Administração Pública será reduzido até às 12h30. Nos jogos das outras seleções, o expediente será normal. Nota 9 para essa decisão, porque a incerteza já começava a ter consequências no  mercado financeiro.

Com o foco na COPA/2014, amazonenses estão um pouco esquecidos - ou, pelo menos, se estão em movimento é em reservado - do Festival de Bois-Bumbás, a mais importante manifestação cultural do amazonense, que acontece todos os anos, no três últimos dias do mês de junho, em Parintins. O festival, que faz parte do folclore amazonense, impressiona pela sua grandiosidade. Uma verdadeira ópera, com motivos amazônicos, realizada ao ar livre. Um Patrimônio Cultural!

(Nem tão em reservado, porque já ouço batuques de tambores  por aí... acompanhando as toadas).

Parintins recebe, nesse período, turistas de várias partes do Mundo, para assistirem ao espetáculo dos Bois Caprichoso e Garantido -  na minha opinião supera em história e alegorias  o Carnaval do Rio de Janeiro  (sem tirar o brilho deste, claro!).

A cultura de cada país é sempre um espetáculo para seu povo. Mas algumas têm um toque especial. Penso mesmo que influencia o  espaço geográfico e a gentileza do povo. Nesse aspecto, ganhamos nota 1.000, numa escala de 1 a 10.



Arena da Amazônia - créditos: Estadão






Arena da Amazônia - créditos: Estadão




Bumbódromo  de Parintins/AM créditos: Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti


Mamãe Coruja

2 comentários:

  1. Em Portugal, com o Euro 2004, também ficámos com uns monstros quase sempre vazios...

    ResponderExcluir
  2. Aqui, dizem, será um "elefante branco".
    Mas o Bumbódromo, não. É palco do folclore, anual. E também das chamadas Cirandas.
    Fui visitar, a convite, a Arena da Amazônia, no mês de fevereiro - ainda em construção. De fato, um visual impactante, mas o (alto) custo para sua manutenção irá doer nos bolsos dos contribuintes, podes apostar!.

    ResponderExcluir