terça-feira, 30 de junho de 2015

"Vida de canhoto..."


Pega numa caneta com elegância e habilidade...


Olás...


Resolvi elaborar este post por ter uma experiência muito próxima e familiar, com uma filha, que é canhota. Sempre que percebo que ela não seria “capaz” de executar alguma tarefa, por mais simples que seja, pela condição de ser canhota, logo sou repreendida: “Mãe, o canhoto é tão normal como os destros!”.


Antes de adentrar nas dificuldades que os canhotos enfrentam, porque os chamados “normais” não pensam neles, ao fabricarem algum objeto, questiono se saberíamos responder qual foi a maior conspiração da História? É provável que tenha sido a conspiração contra a esquerda, combatida por todos os lados, nos dois hemisférios, como se houvesse um acordo sinistro entre todos os que preferiam a direita - a mão direita, bem entendido. Tudo nos leva a crer, que o lado esquerdo sempre ficou marcado como algo ruim, a começar pelas crenças preconceituosas e palavras pejorativas que lhe foram  associadas, durante milhares de anos. "À direita do Deus Pai", como está na Bíblia, ficam as boas ovelhas, estigmatizando os canhotos, como pessoas, no mínimo, esquisitas. A benção, gesto comum de respeito, sempre é com a mão direita.


Além da filha, tenho um sobrinho canhoto, que morou algum tempo com a minha mãe. Sempre assisti algumas cenas dela repreendendo-o por não escrever com a mão direita. Com uma educação rígida dada pelos pais, e mal tendo ido a uma escola, minha mãe entendia que o neto escrevia com a mão esquerda mais como birra, como rebeldia.


Ela nunca chegou ao extremo de castigá-lo, mas via a pressão que era feita para que ele usasse a mão direita para escrever, principalmente. Naturalmente minha mãe teve essa informação, de seus antecedentes, de que escrever com a “mão errada” significava dificuldade no aprendizado.


Engraçado, neste aspecto, percebo que minha filha canhota tem mesmo é mais vantagens do que eu, destra. Ela consegue fazer com ambas as mãos o que consigo apenas com a direita. Um exemplo é passar a chapinha no cabelo!


Mas ainda me pego fazendo algumas recomendações, como se - ao usar a mão esquerda para pegar uma panela quente, ao ser retirada do fogo – poderia deixar cair, podendo sofrer um acidente. A impressão que me dá é que não tem a força suficiente para aguentar o peso da panela.

Mas é só impressão. E, todas as vezes em que a vejo executar essa simples tarefa, e me preocupo, tenho a resposta: “Mãe, sou tão normal quanto os destros!”.


Embora os canhotos sejam minoria - até 2013 estimava-se que 15% da população mundial era canhota -, a restante é  destra naturalmente (ou, quantas pessoas usam a mão direita, forçadas por pressões do ambiente?)


Os canhotos, como meu sobrinho e minha filha, não precisariam fazer um esforço a mais para coisas tão banais do cotidiano, como: usar o saca-rolhas, torneiras, maçanetas, e até tesouras. Tudo feito para ser girado à direita. O jeito é ir se adaptando e aprendendo a lidar com tudo isso usando a mão direita. Outra desvantagem dos canhotos é com as escritas alfabética,  porque correm da esquerda para a direita. Muitas vezes ouvi minha filha queixar-se das carteiras das escolas, por onde estudou. Até mesmo ao prestar exames para concursos públicos, as queixas sempre se repetiam: nunca havia carteiras apropriadas para canhotos. Eles sempre precisavam se contorcer nas cadeiras destinadas aos destros, para poderem escrever. E quantos não devem ter seus problemas ortopédicos justamente porque ninguém (ou quase isso) não pensa que existem pessoas "diferentes"(?).

Claro que de uns tempos para cá, mas não muito tempo, ao se inscrever a um concurso o candidato responde se será preciso carteira "especial", para quem é canhoto. Mas ainda, assim, com um tímido avanço, as carteiras disponíveis nunca são suficientes.

Mas como teria iniciado essa preferência pelo lado direito das coisas? Teria surgido com os primitivos habitantes do hemisfério Norte, adoradores do Sol? Nesse  hemisfério, o Sol parece mover-se no sentido horário, para a direita. Seguindo nessa mesma direção, “os budistas fazem suas caminhadas para meditar; os peregrinos que vão a Meca rezar para Alá circundam da estluertici para a direita a Ka’aba, a construção onde está a pedra sagrada dos seguidores de Maomé. Os muçulmanos, aliás, chegam a ponto de afirmar que Deus tem duas mãos direitas”.


A própria Bíblia exalta a mão direita, simbolicamente a mão que "sabe dar", já que a esquerda é a que recebe de Deus o sopro da vida. Michelângelo,( pintor italiano canhoto, retratou esse momento da Criação no teto da Capela Sistina). O Antigo Testamento diz que Eva foi criada a partir da costela esquerda de Adão; tanto pior, porque dai se estabelece nos textos bíblicos toda uma duradoura ligação do lado esquerdo com o pecado e a tentação”.


Os canhotos sempre trouxeram esse estigma, de forma injusta. A Inquisição, na Idade Média, lançava à fogueira os canhotos, como praticantes de bruxarias, mensageiros da morte e enviados do Diabo. Estúpida ignorância e quantas vidas sacrificadas por pessoas que deveriam pregar o Bem! A Igreja, neste e em muitos aspectos, apontou, com a mão direita, o que deveria abençoar com ambas as mãos. Talvez venha daí a explicação de que no homem o ambidestrismo  é uma raridade, porque sempre está a usar  das mãos para apontar os defeitos do outro, com perfeita habilidade; e a esconder os seus, com a outra, para debaixo do tapete. Mas aí já estaria entrando em outra discussão, que não vem ao caso.


Infelizmente, o canhotismo foi o bode expiatório das mais diversas mazelas do homem. Canhotos: Essa sofrida gente de esquerda!


No caso em particular, comprovo muitas habilidade em minha filha, sendo canhota. E eu, como destra, sinto-me incapaz de realizar algumas ações, as mais banais possíveis, com a mão esquerda. Tenho tentado praticar  o contrário de tudo o que me foi dito como feio, sujo e de mal, sobre o canhotismo. E vejo, com tristeza, de que tudo é pura...bruxaria, de quem inventa essas situações bizarras. E vai se tornando lenda. Depois, "verdades"(?).
Sendo destra,  gostaria de ter sido canhota. A filha é quem me dá essas lições, pois é  visível o quanto é totalmente descompromissada com esses tabus. Tem uma certa alegria ao realizar  atividades, sejam as mais simples às mais complexas, com a mão esquerda, o que - para o destro - seria limitado (pelo menos para mim!).


... tem letra linda.
... pinta as próprias unhas!


Maíra Luísa - canhota, com orgulho
(Fotos: A própria canhota)


Fonte, com adaptações: Revista Superinteressante, Novembro/1987


Mamãe Coruja

6 comentários:

  1. Sempre admirei os objectos adoptados para canhotos. A invenção de que mais gosto é da chávena de café com a asa do lado esquerdo.

    ResponderExcluir
  2. Maíra me contou que viu uma xícara perfeita - ela adora designer de xícaras, e detesta aquelas que mal se consegue segurar, pela alça - em uma loja, com um desenho lindo. O defeito para ela? A xícara foi especialmente pensada somente para destros! O desenho só estava estampado em um dos lados.
    Ela até iria comprar, porque a alça era razoavelmente "larga" para entrar o dedo para segurar a xícara, enquanto se toma o café, por exemplo. Mas, por essa "falha", que ela considerou discriminatória...deixou de comprar.
    Eu a entendo... e dou meu total apoio.

    ResponderExcluir
  3. Eu a brincar com a história inventada da chávena... e afinal é possível haver uma falha numa chávena. Aprendo tanto convosco...

    ResponderExcluir
  4. ...Era "inventada"? Eu acreditei totalmente. Afinal, tens tantas peças interessantes e raras na tua coleção.
    Enfim chávena ou xícara...elas são fabricadas para destros!

    Bjs, São!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo contar isso como anedota (como dizer que a Força Aérea da Bélgica tem assentos ejectáveis nos helicópteros). Pensei sempre que basta rodar a xícara para a asa ficar do lado certo. Esqueci-me foi do detalhe da decoração poder ser num só lado.

      Excluir
    2. Claro. Basta rodar a xícara, se não fosse.....

      Excluir