sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O que falar em Portugal!


Olás...

O   ano  de 2014  será de muitas  novidades  para  os amazonenses. Para quem irá conhecer a  capital portuguesa - ou aterrissar em algum outro  território europeu - o voo  direto da TAP Lisboa - Manaus - Belém, no Brasil, terá início dia  03/06/2014 e já conta com mais de 6 mil reservas, de acordo com o noticiado na mídia. A operação será  iniciada com três  frequências  semanais (3ª feira, 6ª feira e domingo).

Manaus  também será  uma das cidades  que receberá jogos do campeonato do mundo de futebol,  a acontecer  entre 12/06 a 13/07. Brasileiros (brasucas) e portugueses (tugas) cruzarão os espaços aéreos da Amazônia com maior frequência, portanto.

Como boa "mãe", dou-lhe um aviso:  se você pretende ir a Portugal, melhor  se preparar para  conhecer  algumas das expressões  do Português de Portugal. Como a Mamãe Coruja não quer que que você seja constrangido/a, aqui vão umas  palavras/expressões sugeridas para aprender, de imediato, o significado. Não  se assustem  em ver uma”mamãe”  tratar dessas coisas, mas mãe que  se preza tem que ensinar  aos filhos “o caminho das pedras”.
Cona -  região pubiana ocupada pela vulva. O mesmo que xereca e outros sinônimos mais, que  até me envergonho  de escrever. Mas basta você saber que se algum tuga quiser tocar em sua cona...já sabe:  dê-lhe um “sai pra lá”. Cona também é conhecida pelos portugas como  uma  marmita, onde os pedreiros  levavam o almoço para depois esquentarem na obra.
O irônico disso é que tanto a  marmita quanto a cona  precisam  ser esquentadas, em qualquer situação.

Fila -  em Portugal,  caso você seja orientado a ir pra  trás da fila......terá que ficar  atrás de um gay, porque  fila para os tugas é bicha, viado  ou gay. A não ser que você goste de ficar atrás de um...aí  não será problema! Segundo os tugas, fila tem o formato de uma cobra (não sei  o motivo em compararem uma pessoa a esse bicho traiçoeiro).

Paneleiro  - se  lhe  chamarem por paneleiro  em Portugal não queira se explicar  dizendo que você não  vende/fabrica panelas  no  Brasil, porque você terá de afirmar que é HOMEM mesmo, já que paneleiro lá em Portugal é ser gay. Pode isso?

Broche - .....”pelamordedeus”!!!!!!!   Jamais  entre em uma loja  em Portugal e peça para ver um broche,  porque  lá é....é.....é....(como direi?) ... é  fazer um carinho  delicado  usando  a  boca no órgão sexual do  homem. Não pense que  é um acessório para enfeitar peça  do vestuário feminino. Pra eles não falarem ”broche”....falam alfinete de peito.

Fazer um bico -  se você  foi de mãos abanando para  conhecer Lisboa....e alguém por lá lhe propor fazer um bico..........porrrr  faaavorrrrr......corrrraaaa!!!! Lá, fazer um bico é tal como o “broche”. No Brasil,  sabemos que fazer um bico é realizar algum trabalho, eventualmente.

Levar uma pica – caaaalma! Não pense bobagens. Em Portugal levar uma pica é somente uma criança tomando injeção. Adultos tomam injeção mesmo (não levam na pica).

Telemóvel  -   o  mesmo que o nosso celular.

Conduzir – o mesmo que  dirigir o auto.

Comboio -  terás que pegar o comboio de Lisboa para Porto, por exemplo. O mesmo que trem no Brasil (só não sei se é a mesma qualidade na prestação dos serviços).

Autocarro  -  ônibus (idem observação anterior quanto à qualidade).

Punheta – êpa, êpa, êpa...! É só uma punheta  feita com bacalhau cru, desfiado. O que tem de similar com a “outra”? Porque em ambas sai a pele (rsss....essa até eu ri). Portanto,  se alguma  boa portuguesa  for simpática e quiser  fazer uma deliciosa punheta pra você, aceite!

(Mas vocês já pensaram num  tuga desavisado, chegando ao Brasil e indo a um restaurante lotado,  em certo momento  gritar ao garçom: “Gajo, faz uma punheta pra mim, daquelas  de tirar o fôlego?".  O portuga ia sair linchado. Ah....se  ia!).

Pinar – dizem eles que é o mesmo que transar.  Então, se alguém quiser  pinar  com você  por lá...não é dar uma simples “o...pinião”.

Puto – comum  as mamães  de PT  dizerem: “meu puto está doente”, “vou buscar meu puto na escola”. Puto por lá é uma expressão para se  referirem  a  menino/filho/criança.

E o contrário? Puta – Lá  e cá é puta mesmo (mulher de programa, vida fácil.....que  fácil?? rss), independente do tamanho da mulher. (Viram? só mulher que  leva  palavrão. Muda o artigo da palavra  e o sentido é diferente, quando é para o homem).

Rapariga – Uma mulher adolescente, sem ofensa alguma. No Brasil, ao contrário, ser chamada  de rapariga  é coisa danosaaaaa    por demais. Cabe até ação por  danos  morais.

Miúda – o mesmo que menina ou moça. Engraçado, aqui no Brasil comemos miúdo (das tripas ao rim do animal). São tantas coisinhas miúdas (pequenas).

Gajo – homem.

Gaja –mulher.

Cachopa – adolescente (mulher). Na minha infância lembro que nossa casa era    encerada com uma cera,  cuja marca era CACHOPA. Bom,como  nunca vi  homem encerar uma casa....vai ver que cachopa  tem a ver com mulher....(ou não?).
 

É isso... e boa viagem!

Mamãe Coruja

 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário