domingo, 15 de junho de 2014

Até Príncipe teve, mas foi a vez da Itália!

Olás...


O Jogo Itália x Inglaterra foi, de fato, um clássico. Dias antes,   os  manauaras já tinham decidido por quem iriam torcer: Itália!

A antipatia pela Seleção inglesa começou há muito  tempo, desde quando o técnico já demonstrava certo "medo"  pelo clima de Manaus. Treinaram até em saunas!!! 
Depois, pela possibilidade de "pegarem"  malária. Aí não  houve jeito dos manauaras torcerem pelos ingleses. A antipatia foi à primeira vista. 
Até o Príncipe Harry esteve em Manaus, para  dar  aquela forcinha para a sua seleção. Ficou hospedado no Hotel Tropical, na Ponta Negra. Mas ficou tão escondido que mal se soube do episódio. Algum burburinho presenciei, enquanto eu estava no Fifa Fan Fest de Manaus, após o jogo Itália x  Inglaterra.   Um aparato da Polícia e escolta passaram para aquelas bandas do Hotel, mas nada que prejudicasse o fluxo do trânsito. 

Assisti ao jogo na Praia da Ponta Negra, no Fifa Fan Fest de Manaus. Aliás, um merecido PARABÉNS! Organização nota mil. Segurança perfeita. Banheiro químico para todos os lados. E todos bem  limpos. Posso dizer isso porque fui em um deles. Afinal, toma-se tanta água devido ao calor, que a vontade de "xixar" logo aparece. Nessas horas nada de muitas frescuras! Mas fiquei contente em poder "aliviar" o sufoco em um banheiro limpo. Parabéns novamente!

Tudo transcorreu de forma tranquila, somente interrompida com os gritos quando a Seleção da Itália fazia gol!

Quisera mostrar, aqui, quando torcedores italianos  chegavam a Manaus em um barco, pintado com as cores da AZURRA. Foram 3 dias  de viagem. Partiram de Santarém, no Pará, e  puderam curtir os Rios Tapajós, Amazonas e Negro. Dormiram em redes e estavam encantados com tudo que puderam presenciar durante a viagem. Preferiram um meio de transporte "incomum", para eles. Pode ter aventura melhor? Decerto que não! Já fiz essa viagem algumas vezes e posso garantir que é... uma aventura!

Barco do jornalista italiano Oliviero Pluviano
http://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/brasil/entrevistas/2014/06/05/Italiano-decora-barco-receber-selecao-em-Manaus_7822546.html

Quando o barco "pisou"  as águas do Rio Negro,  os torcedores entoaram o Hino da Itália. Mas a farra só ficou completa quando turistas ingleses também entraram no barco,  já no porto de Manaus, e foram também receber os italianos com a costumeira provocação nesses dias de COPA.

O mais interessante, porém, nisso tudo, é que "O GAIA", como batizado,  é disponibilizado para a ONG Saúde e Alegria, que faz um trabalho maravilhoso  junto às comunidades  carentes do Rio Tapajós, no Pará. Pluviano já vive em Santarém Pará há muitos anos. Mais um que vai querer que as cinzas do seu corpo sejam jogadas no Rio Tapajós, como a incansável  botânica britânica Margareth Mee, que se encantou pelo Rio Negro (e nunca reclamou do nosso calor).

No link abaixo, você pode conhecer um pouco desse trabalho. Conheça, também, uma amazônia que quase ninguém vê, nem sabe que existe.  Mas está lá, como costumo dizer: "um brasil dentro do Brasil".


Hoje, um dia após o clássico,  dei uma circulada  pelo Centro de Manaus. Fotografei ingleses e italianos ainda por aqui. Em pleno sol de meio dia lá estavam eles, com as faces mais vermelhas do que tomate. E estavam alegres e encantados com Manaus. Muitos estavam na Feira de Artesanato, próximo ao Teatro Amazonas.  Um calor  daqueles e eles nem...tchu!

Eu confesso que estou orgulhosa desse povo manauara que sabe receber como  ninguém. Caminhei também debaixo desse sol escaldante. Dancei e fotografei. Comi tambaqui, no Restaurante Tambaqui de Banda, que estava lotado de turistas saboreando o peixe dessas bandas tupiniquins.

Ontem e hoje saí para ser turista por dois dias. Para sentir  na pele o que eles passam aqui, neste calor.  Mas cheguei à conclusão que eles gostam.  E cheguei à conclusão que eles levarão boas lembranças. 

Despeço-me com a promessa de trazer as fotos desses dois dias como turista. Se eu estou "moída"  do sol,  fico pensando nesses "caras pálidas": devem estar ardidos até o intestino, coitados, porque esses dias o sol não deu trégua. Mas a gente acha mesmo que foi para implicar com os ingleses. Mas  bem que eles mereceram o sol escaldante.  Ah! mereceram... rssss


Mamãe Coruja



6 comentários:

  1. Grande reportagem, Mamãe! Bem hajas.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela "leitora" tão assídua.
    E obrigada pelo carinho.

    Um beijo, com gosto de açaí com farinha de tapioca.
    -----------♥------------<♥ uma flechada diferente, cara pálida!

    ResponderExcluir
  3. A selecção de Portugal hoje recebeu 4 flechadas diferentes :O)

    ResponderExcluir
  4. Eu lamentei demais. Estava trabalhando, mas acompanhando o placar. Fiquei deveras triste. Mas isso ainda é começo.
    A Vitória de PT ficou para a Arena da Amazônia, em Manaus.

    ResponderExcluir
  5. Eu lamentei demais. Estava trabalhando, mas acompanhando o placar. Fiquei deveras triste. Mas isso ainda é começo.
    A Vitória de PT ficou para a Arena da Amazônia, em Manaus.

    ResponderExcluir
  6. Talvez. Mas que foi uma entrada foleirinha, foi.

    ResponderExcluir