domingo, 25 de janeiro de 2015

Índios Zo´é: a última tribo isolada.


Olás...

Emociono-me sempre que vejo pessoas se importarem com a questão indígena, seja qual o lugar e o espaço que se manifestem.

Coincidentemente, a mesma foto que há dias postei em um blog , de Sebastião Salgado, é a mesma que encontrei neste. E olhem a coincidência: um, está do lado de lá do Atlântico, precisamente na Cidade do Porto, em Portugal. Eu, deste lado de cá, em um aglomerado urbano em meio a Floresta Amazônica; um, divulgando uma das culturas mais admiráveis, sem sequer ter ficado perto de uma tribo indígena; outra, tentando chamar a atenção para que esse povo... não seja extirpado de vez da Terra, e especialmente, de suas terras.

Quando interesses em comum se unem, especialmente quando é por uma boa causa, parece que a luta se torna mais forte.

O comentário que registrei no blog acima foi este: "Sim. A questão indígena me encanta, até porque sou da Amazônia. Ano passado, o nosso famoso ex-jogador Ronaldo, o "fenômeno" foi passar uns dias na tribo Zo´é. Achou que iriam gostar da bola que ele levara para presentear os índios. Que nada! Os índios sequer sabiam quem era Ronaldo, e nunca ouviram falar em futebo. Conclusão, eles colocaram a bola a uns metros de distância e, ao invés de jogarem futebol com ela, eles brincaram de flechar a bola. Isso mesmo: flecharam a bola!".

Pena que os Zo´é já tiveram contato com os tais "civilizados". Lamento, porque agora serão explorados nos seus conhecimentos tradicionais!

https://www.youtube.com/watch?v=VpaG3B7ryCM


Mamãe Coruja

9 comentários:

  1. Fico imensamente agradecido pelas suas palavras e pela publicidade que faz ao meu modesto blog. Bem haja.

    ResponderExcluir
  2. Fácil perceber nas tuas matérias o valor do teu blog. Divulgá-lo é o mínimo que posso fazer, destas plagas "brasiliensis".
    Obrigada pela "visita" ao meu.
    Bjs desta vasta Região Amazônica.

    >(((((•>

    ResponderExcluir