domingo, 22 de fevereiro de 2015

"A rainha das frutas tropicais"

"A rainha das frutas tropicais"
Olás...

O  vasto mundo tem lugares espetaculares,  em termos de cenários paradisíacos. Mas em nenhum lugar do mundo existem mais espécies de animais e de plantas do que na Amazônia, considerada  de maior biodiversidade do planeta.  São milhares as espécies que habitam a região  como um todo  - diversidade gama - , como coexistindo em um mesmo ponto - diversidade alfa -.  Essa  riqueza da flora compreende cerca de 10% das plantas de todo o planeta,  mas apenas uma fração dessa biodiversidade é conhecida.

Infelizmente, e não há motivos para manter em segredo,  pesquisas têm apontado que em nenhum lugar do mundo são derrubadas tantas árvores quanto na Amazônia. A média de desmatamento tem colocado a região no ranking da devastação ambiental, como a  maior do mundo, ultrapassando a Indonésia. A divulgação desse "maticídio" - vocabulário particular que utilizo para me referir à matança da mata - poderá sensibilizar  os habitantes da Terra para um fato que poderá afetar futuras gerações. Se o desmatamento tem diminuído, e não tem sido de modo alarmante, ainda assim continua. É incontestável.

Porém, diante deste triste cenário, ainda sou privilegiada em contracenar, diariamente,  com personagens exóticas e especiais, trabalhando em meio ao verde exuberante, durante o ano todo. Não sou especialista em análise de solos - e os comentários aqui não tem pretensão científica alguma. Apenas são relatos empíricos, formados a partir da "convivência" com tantas espécies da flora amazônica, que em muito me encanta. Constato chuva e sol em proporção adequada para a vasta flora amazônica,  no meu insignificante conhecimento. 

Se não nos bastassem a imensurável espécies de árvores nativas brasileiras, em diferentes climas, nosso solo recebe, de bom grado, outras, de outros continentes. É o caso do mangostão, do mangostanzeiro (Garcinia mangostana L.),  uma pequena amostragem, da variedade introduzida na Região. O maravilhoso disso é que está ao nosso alcance, com  a mesma facilidade de se ir ao quintal e apanhar, da árvore, um fruto da mangueira, uma árvore muito comum em quase todos os quintais, sítios, chácaras ou até mesmo em via pública.

O mangostão foi introduzido no Brasil há um século, mas somente na década de 80 passou a ser, realmente, cultivado, graças ao trabalho de pesquisa de uma instituição brasileira. 

"Nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, o mangostão é considerado pelos habitantes desses lugares como a fruta mais saborosa do mundo: "a rainha das frutas tropicais". Verdadeiro "manjar dos deuses", o mangostão foi comparado, por alguns, ao néctar e à ambrosia, alimentos do Olimpo grego."

Semana passada, percebi que alguns pés de mangostanzeiro estão com frutos, entre as inúmeras fruteiras que nos rodeiam, no ambiente de trabalho.  Provar dessa fruta, ainda mais quando está ali, livre, à disposição de todos, é como uma corrida à Loteria. Mas graças a alguns amigos que a gente tem por esta vida, senti-me uma "deusa", saboreando o fruto.

Mangostão 

Aproveitei o momento em que colega de trabalho estava colhendo alguns frutos

Mangostanzeiro
Mangostão

Crédito das fotos: Chama a Mamãe



Mamãe Coruja


4 comentários: