domingo, 15 de fevereiro de 2015

A vida não é um ensaio...

Olás...

Há muitos dias, nem sei precisar quanto, passara por um lugar pela milésima vez, como faço rotineiramente. Como sou pessoa de perceber detalhes da Natureza ao meu entorno, sou capaz de apostar que jamais vira, durante tantos anos, aquela planta florir. Na verdade, percebi que nem sou tão atenta assim, como imaginava, porque aquela planta certamente já estava ali, plantada, há algum tempo. Talvez eu não a tivesse olhado com os olhos de "agora". Mas sou capaz de apostar que nunca  a vi florir.

Pensei: "Não. Esta planta já estava aí algum tempo. Não pode ter sido plantada hoje e ter florido hoje. Não pode!"

Agave (da família Agavacease)
Daquela vez, ao passar por ela, não interrompi meu trajeto, já no ambiente de trabalho,   para fotografá-la. Tinha um compromisso no trabalho e, qualquer atraso, naquele momento, pareceria desagradável.  "Amanhã, passarei por aqui e, com mais tempo, irei parar para fotografar", pensei e segui ao estacionamento. 

Nos dias seguintes, não me lembro bem, não sei porquê, não fotografei. Sei apenas que quando pude, as flores já não estavam. O espetáculo tinha saído de cartaz, e eu o perdera.

Mas nesta semana, ao fazer a curva... lá estava ela. De longe a vi. Parecia-me dizer: "Vê se desta vez não perdes a oportunidade. O amanhã é impreciso. Aproveita".

Não pensei duas vezes, parei o carro, peguei a minha maquininha e a fotografei. Era o destaque entre todas. A diferença entre tanto verde.


Deste episódio, tirei algumas lições para a minha vida, e reforcei aquelas  já aprendidas e praticadas, diariamente:

1. Acostumamos tanto com o comum, que já não enxergamos o quanto o cotidiano também é essencial em nossa vida,  como se somente algo acima do comum  nos surpreenda, cause-nos impacto;
2. Só prestamos atenção nas pessoas quando elas realizam algo espetacular. Fora disso, nem as enxergamos. Não dizemos bom dia. Não  paramos um pouco do nosso tempo para dedicar àquelas pessoas,  que - diariamente - estão perto de nós;
3. Que todo indivíduo tem um papel a cumprir na vida:  artista, dentista, advogado, faxineiro, pescador, zelador, professor, parteira, médico etc; 
4. No meio de uma multidão de aptidões, cada indivíduo tem a sua e cada uma tem seu especial valor;


5. Por último, e não menos importante, realizar os desejos e os sonhos quando eles afloram. Deixar, sempre, para amanhã, justificar, sempre, que não está conseguindo realizar AGORA, pode-se perder a grande chance de realizar o que é possível ser realizado. Isso vale para todos os contextos, inclusive no campo sentimental.

Mamãe Coruja

4 comentários:

  1. Sempre estou a aprendê-las.
    (faço revisão, senão "passo batida" e não sou aprovada no "exame final".
    Bjs, São.

    ResponderExcluir
  2. Dizes não ser muito atenta, mas só uma pessoa muito atenta é que consegue tirar lições das coisas simples que a rodeiam.

    ResponderExcluir
  3. Apenas presto atenção em detalhes insignificantes - para muitos. Quando menos percebo, lá estão esses pequenos se tornando grandiosos aprendizados.
    Abraço, e grata pela visita.

    ResponderExcluir