quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Manaus nas Olimpíadas/2016

Olás...


A Arena da Amazônia novamente será palco de grandes competições esportivas. Certamente o povo de Manaus receberá os atletas e visitantes com toda simpatia que lhe é peculiar, a exemplo do que ocorreu na Copa/2014, ocasião em que Manaus foi eleita como a cidade que melhor recebeu os turistas. 

O Brasil tem passado por problemas de todos os tipos nesses dois últimos anos. Da corrupção (quase) generalizada no governo, na política,  na Petrobrás, e,  recentemente também denunciado o esquema de fraudes no comércio de próteses na rede hospitalar. Sem contar a crise hídrica que atinge o Sudeste (mas isso é culpa da  "instância superior", do "andar de cima", enfim, de São Pedro, como justificam). 

Afora isso, ainda enfrentamos o crescimento da violência, principalmente nos grandes centros, amenizada - ou camuflada - no período da Copa/2014.

Ainda bem que este "brasil" dentro do Brasil ainda conserva o jeito caboclo de viver. E não estou afirmando, com isso, que por estas bandas não existam essas ervas daninhas. Existem, sim.  O Amazonas, talvez pela questão geográfica que ocupa, dificulta a entrada de megas problemas. A roupa suja que por aqui se vê, vai sendo "lavada" pelas águas do Rio Negro. 

Uma coisa é certa: falta d´água por aqui os atletas e visitantes não irão enfrentar!

"Manaus será um das sedes do torneio de futebol da Olimpíada de 2016, segundo o governador do Amazonas, José Melo. O político afirmou nesta quarta-feira que a cidade foi confirmada como um dos locais de competição dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A notícia, disse ele, foi dada ao governo pelo próprio COI (Comitê Olímpico Internacional).

"Eu recebi um telefonema do COI. A Fifa escolheu Manaus e outras sedes [do torneio de futebol da Olimpíada] foi pelos resultados que a Copa deu", afirmou o governador. "Manaus teve resultados de segurança pública que foi aplaudido por todos, o povo do Amazonas foi considerado um dos mais hospitaleiros da Copa e do ponto de vista financeiro foi um dos estados que mais deu resultado. Esses condicionantes todos aí foram fundamentais para que Manaus pudesse ser escolhida uma das subsedes das Olimpíadas voltada para o quesito futebol."

Além de Manaus e do próprio Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília também devem receber jogos de futebol da Olimpíada. O anúncio oficial das sedes do torneio de futebol será feito pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 nesta quinta-feira. O órgão não se pronunciou sobre as declarações do governador Melo.

Para receber jogos de futebol da Olimpíada, Manaus realizou uma verdadeira campanha. Autoridades da cidade receberam membros do COI e do Comitê Rio-2016 e apresentaram a eles a Arena Amazônia, estádio construído para a Copa do Mundo de 2014. Políticos também visitaram o Comitê Rio-2016 para ratificar o interesse da capital do Amazonas em ser subsede olímpica.

Fortaleza e Porto Alegre também chegaram a demonstrar interesse em receber jogos de futebol da Olimpíada. Até o momento, não há qualquer indicativo que elas sejam sede do torneio olímpico do esporte."

Arena da Amazônia - COPA/2014
(Fotos:Chama a Mamãe)


Mamãe Coruja

10 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhh... vem praticar uma modalidade esportiva aqui, vem.
    rssss

    ResponderExcluir
  2. Não estou a ver nenhuma modalidade olímpica em que eu... encaixe :O)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem ... agrada-me saber que tiveste o cuidado de escolher uma modalidade que tem um colchão...

      Excluir
    2. Minha preocupação é que não falte nada... a ti.
      ih ih ih ih

      Excluir
    3. Ai isso também espeto... digo, espero :O)

      Excluir
  3. Embora a notícia divulgada nos meios de comunicação de Manaus, na entrevista concedida pelo Governador do Amazonas, José Melo, dando como certa Manaus recebendo jogos olímpicos, em 2016, as últimas notícias, há dois dias, têm sido divergentes.
    A FIFA ainda não confirmou Manaus como palco de mais um evento esportivo, como as Olímpiadas, alegando que a "Amazônia é emblemática", distante das outras sedes.
    Considerando que o Evento será realizado em duas semanas, talvez ele até tenha razão. Afinal, do Rio de Janeiro/São Paulo, por exemplo, são 4 horas de voo, além de duas horas no aeroporto, entre despacho, espera e embarque.
    Mas Manaus tem uma das Arenas mais lindas, eleita pelos jornalistas (nacionais e internacionais) como a cidade que melhor recebeu turistas, pelo calor humano e simpatia do povo amazonense.
    Quanto ao outro "calor" que alegam, Manaus NUNCA chegou à temperatura de 47º ou 50º, como no Rio de Janeiro, e nem por isso a cidade deixa de ser "maravilhosa".
    Enfim, dia 16 de março será decidido se Manaus sediará os jogos olímpicos, quando reunir-se-á o Comitê Executivo da FIFA, em Zurique.
    (Penso mesmo que é mais por medo. Medo de onças, jacarés, bicho-preguiça, formigas, índios, selvagens, que, muitos ainda teimam em imaginar Manaus assim. Por exemplo, estou digitando com uma onça pintada aqui ao lado, me fazendo cafuné com suas garras afiadas).
    Só nos resta lamentar pela oportunidade que eles perdem.
    Beijos desta imensidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga "Chama a Mamãe",
      A entidade que superintende os Jogos Olímpicos é o Comité Olímpico Internacional e não a FIFA. A FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) só diz respeito ao futebol.

      Quanto aos bichos, não sei como é aí em Manaus, mas imagino. Em África, os animais mais ferozes são os mosquitos, as moscas e as formigas. Quase fui comido por eles lá... De resto, já estive perto de cobras (incluindo jiboias de 10 metros), estive a menos de 50 metros de um elefante (que seguiu o seu caminho sem sequer olhar para o lado), vi muitos crocodilos (até comi carne de um, que sabia a peixe), fui rondado por um leopardo à noite, etc. E nenhum deles me fez mal.

      Excluir
    2. Tens razão. Porém, a FIFA tem um comitê organizador para o futebol olímpico, responsável pela distribuição dos jogos, tão logo as sedes sejam confirmadas. São informações do Comitê Olímpico Brasileiro, veiculadas recentemente.
      Portanto, Manaus depende do aval da FIFA, para esse fim. Caso aprovada, a Arena da Amazônia receberá 4 seleções de futebol (feminino e masculino).
      Quanto aos bichos, eu também penso exatamente como você. Mas a maioria ainda imagina isso aqui um mundo selvagem.
      Mas fácil uma piranha te fazer mal, ao caíres em rum rio da Amazônia.
      rsss

      Gratíssima pela visita.

      Excluir