domingo, 31 de janeiro de 2016

Ideias em constante ebulição

Olás...

Ainda hoje me pergunto: Por que sentimos tanta pressa para crescer?
Por que, quando adultos, queremos retomar
o tempo no qual fomos crianças?
São idéias, em constante ebulição.
(Foto: Gustavo Pinheiro)



Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, "as crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Através das interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem as relações contraditórias que presenciam, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.

Na pré-adolescência, a criança passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico. A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceito por um grupo, ou certas diferenças em relação a outras crianças da mesma faixa etária se agravam aqui, e são um aspecto de maior importância na adolescência. Muitas vezes, pré-adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos tais como depressão ou anorexia.

A pré-adolescência é marcada pelo início das intensas transformações físicas que transformam a criança em um adulto; é o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

Nós, os pais, também passamos por essa fase turbulenta. E até compreendemos as angústias que povoam as mentes dessas novas gerações. Acontece que as mudanças ocorrem em tempo real, do dia para a noite, e são muitos os recursos que exercem influência sobre personalidades muitas vezes ainda em completa indefinição.

Mas o estar diário com os filhos, o olhar no olhos, procurar saber como foi o dia na escola, com os amigos, tendo um papo de amigos que se amam e se respeitam, posso afirmar sem nenhum medo de errar, que nenhum malefício de fora desse convívio familiar, irá interferir em que se tenha uma geração de jovens completamente saudáveis.



Fonte, com adaptações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a


Mamãe Coruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário