quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Aprenda a Língua brincando rss



Olás...
 

26 letrinhas o alfabeto tem. Com 17 escrevo Acordo Ortográfico  e com 18   não entendi patavina”, também.

Com qual propósito o Acordo foi assinado? Em Portugal, portugueses  continuam escrevendo correcto, optimo, facto.....No Brasil,  um bom número de brasileiros já escrevia errado e agora justifica que  escreve herradu por conta  do Acordo. 

Vamos  falar do TREMA (sinal colocado sobre a letra "ü"). O trema não é mais usado sobre o ü dos grupos que, qui, gue, gui.

Agora não há mais dúvida! A linguiça não deve mais tremer em sua boca. Linguiças que se prezam não tremem mais, portanto NÃO TREMA!  

Também NÃO TREMA se a idade dos cinquenta  for chegando. Vão enfiar  em sua cabeça, feito lavagem cerebral, que está começando a melhor idade. Não acredite, mas NÃO TREMA.

Da mesma forma NÃO TREMA se algum delinquente tomar sua carteira em um assalto. Reze e se inspire na estátua do Cristo Redentor: ande por aí com os braços abertos, porque  assim você não dará trabalho ao delinquente.

NÃO TREMA diante de um sequestro. Os dois pontinhos em cima da letra “u”  foram sequestrados, mas não houve pedido de resgate, a não ser por aqueles assassinos da Língua Portuguesa que vão continuar “estruprando os pessoal, com essesção de pôcos”. (Camões, fique por aí. Por cá a coisa tá feia!).

Caso você veja alguém ensanguentado, NÃO TREMA. Leve-o ao Pronto Socorro mais próximo e não tente arguir alegando inocência. Sempre irão desconfiar que foi você quem causou o estrago na pessoa. Mesmo assim, melhor manter-se tranquilo: você é um campeão equestre.

Última recomendação: SÓ TREMA diante das palavras estrangeiras e suas derivadas, como Müller, mülleriano.

Brevemente,   trarei  mais  Língua com as mudanças do Acordo. Até lá.


Mamãe Coruja

4 comentários:

  1. Uma das aulas mais didáticas sobre trema que já vi. kkk. Não tem como esquecer... ou como não aprender. Por certo muitos irão lembrar esta lição: "Não trema em cima da linguiça". Sensacional! "Mamãe Coruja", mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você há de concordar comigo: A Língua Portuguesa é por demais complexa. Então....um jeito mais fácil de tentar aprender esse "bem" necessário...é criando algumas alternativas.
      Tenho feito assim.....e (ainda) tem dado certo.
      Aos poucos, tenho aprendido que linguiça não pode tremer, ou seja....não há TREMA! rss

      Excluir
  2. Noz, qá porportugál, tanbãe eçtamos revôltá dos poreste aqordo...

    ResponderExcluir