quinta-feira, 23 de julho de 2015

Lenda da Vitória-Régia

Olás...

Os contos românticos, as lendas e as histórias impossíveis de amores nunca vividos, estão sempre no nosso imaginário, contos de fadas, ou em fatos reais. Princesas salvas das masmorras por príncipes montados em cavalos brancos. Sapos que beijam e viram príncipes, de tão apaixonados. Filmes de ficção e histórias reais, que não são meras coincidências, sempre nos falam de AMOR. Esse sentimento que atrai pessoas diferentes; pessoas dos mais longíquos recantos do mundo têm sua vida modificada, em pouco ou longo tempo, por conta do AMOR.

O que mais me encanta, porém, são as lendas que falam de amores, como a Lenda da Vitória- Régia. Muito popular no Norte do Brasil, a lenda conta a história de Naiá, uma índia linda, que se apaixonou pelo que imaginava ser um deus, a Lua. Vivia à espera de que um dia o seu amor viesse buscá-la. Não adiantaram os conselhos dos índios mais experientes em dizer-lhe que assim que o deus Lua a levasse, deixaria de ser humana e se transformaria em uma estrela, e viveria no céu, como ele sempre fazia, quando queria uma donzela. Para lá, no firmamento, tantas foram levadas.

Mas o que falar para uma índia encantada por seu amor?

Por um obcecado desejo de ser amada pelo que imaginava ser o seu amado, Naiá foi definhando, dia após dia. Na espera inútil que se alongava, sua vida se resumia a admirar a Lua,  noite após noite.

Eis que, em uma noite linda de luar, Naiá viu - à beira do lago onde sempre se posicionava para esperar que seu amor aparecesse - o deus Lua refletido nas águas , imaginando ser seu amado, que descera até o lago, para, enfim, buscá-la. 

Ficou em êxtase, ao perceber seu amado se banhando. Atirou-se no lago para encontrá-lo. Mas, quanto mais se distanciava, não conseguia tocá-lo. Foi então que se deu conta de que tudo não passara de uma ilusão.

Ao tentar retornar à margem, não conseguia, pela profundidade do lago. Tentando salvar-se, nada desesperadamente. Mas é inútil, e Naiá morre afogada.

Comovido com tanto amor que a jovem e guerreira Naiá nutria por ele, o deus Lua resolveu torná-la uma estrela diferente de todas as outras estrelas existentes no céu. Ela seria uma estrela das águas, e chamar-se-ia Vitória-Régia, cujas flores, brancas e perfumadas, só apareceriam à noite. 

Ela é tão bela, que as outras estrelas sentem ciúme. Enquanto estas brilham no firmamento, Naiá brilha nas águas.

Uma linda e comovente história de amor, transformada em lenda. 

Sempre que olho para o céu, em noites de luar, lembro-me do meu AMOR, que se foi... e nunca mais o verei voltar. Também o vejo refletido nas lágrimas que caem do meus olhos, mas não posso tocá-lo.  Só não me afogo nessas lágrimas, porque me deixou umas estrelas maravilhosas, que sempre estão a brilhar, seja noite,  ou seja dia, por cada canto que eu vá.

Vitória-Régia - Manaus/Amazonas/Brasil

(Fotos: Michelle Lopes)

Veja Abertura da flor da Vitória-Régia, Um Espetáculo da Natureza

E aqui


Mamãe Coruja

11 comentários:

  1. Desde menina que gosto de lendas. E de histórias de amor.
    Abraço apertado.

    ResponderExcluir
  2. Só agora conheci o blog Chama a Mamãe e logo leio esta linda história de Amor. Não conhecia a lenda,embora conheça a planta que existe no jardim botânico de Coimbra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a Ló por aqui. Que surpresa maravilhooosaaaaa! Que bom.

      Ló, por aqui temos muitas lendas. É uma característica da Região, do caboclo, do ribeirinho. E uma Floresta como a nossa estimula a criatividade de muitos, ou podem ser mesmo histórias surreais, mas vividas por esse povo simples e maravilhoso.
      Eu comprei umas lembrancinhas , mas ainda não tive tempo para ir aos Correios para enviar para vocês, para quem deixei de enviar, da primeira vez.
      E você já estava na "lista". Aguarde, que qualquer dia ela chegará para você, ok?
      Bjs....obrigada pela "visita"

      Excluir