Compartilho com vocês um raro prazer que trago desde criança: o cultivo de plantas. Passei toda a infância em meio às plantações do quintal de nossa casa, no interior do Estado do Pará. Eram tantas as árvores frutíferas naquele quintal imenso, que mais parecia um sítio... ou pomar. Árvores que davam frutos como laranja, manga, abacate, cupuaçu, lima, limão, banana, murici, jenipapo, graviola e tantas outras. Lembrando disso, agora, ao escrever, percebo que fui privilegiada com uma infância tão rica, mesmo desprovida de outros bens.
Pois bem, não deixei de lado o vínculo com as plantas. Até tenho o hábito de conversar com elas, pedindo desculpas quando precisam ser podadas, ou de quanto é bom receberem a água no "corpo" quando estão sendo regadas. Dói-me ver uma planta seca, sem água. Isso só é permitido naqueles locais onde a água é escassa. Na Região Amazônica, onde vivo, deixar uma planta sem ser regada deveria ser "abandono de incapaz", porque a água é abundante.
Infelizmente, já não moro em uma espécie de sítio ou chácara. O quintal já não tem o mesmo tamanho daquele da minha infância, mas não permiti que o concreto da Selva de Pedra acabasse com o meu prazer em cuidar de plantas. Mas as minhas plantações, agora, são em minoria: dois pés de jabuticabeira, um de acerola e um de mangueira. Quando estão com frutos é uma alegria apanhá-los com as mãos. Estar ao pé da árvore e saborear a fruta...ali....fresca e da melhor qualidade é impossível narrar. Só mesmo quem passou/passa por isso sabe do que falo. Qual dinheiro paga isso?
Ontem e hoje comi jabuticabas frescas. Se vocês não tem pés de jabuticaba... deliciem-se com essas imagens: são do quintal de minha casa. Mas comecem também a cultivar plantas.
P.S. Não estimule presentear alguém com plantas que tenham raízes cortadas, como rosas, cravos, orquídeas etc. Como naquela canção: "não lhe trago flores, porque elas secam e caem no chão..." (Chimarruts). Dê uma planta em um vaso, mas não lhe extirpe a raiz.
Fruto da Jabuticabeira |
Pequena e saborosa |
Oi Mãe, lembra quando eu mesmo podava suas plantas? Acabava que nem pedia desculpas das plantas, mas da senhora quando chegava da Embrapa! kkk
ResponderExcluirBjs..boa sorte nesta nova empreitada.
Att,
Gustavo
Os filhos sempre acham que (já) sabem de tudo rsss.
ExcluirEntão, lembro a canção que assim dizia...."... esses moços, pobres moços,/Ah! se soubessem o que sei..." (Lupicínio Rodrigues).
Importante é que os episódios engraçados servirão para alegrar o passado, quando se viver o presente.
na minha infancia tinha: seriguela e fruta-pao, no meu quintal em manaus, e nao consegui ver em nenhum outro lugar + ...
ResponderExcluirVocê já se perguntou quantas pessoas morando na cidade de pedra querem ter um quintal assim? As árvores, na área urbana, não crescem. E ainda teimam em plantar árvores no asfalto. Comparo a uma pessoa, sendo enterrada com concreto.....como irá sobreviver?
ResponderExcluirFaça sua parte.....plante uma árvore onde possa plantar. As gerações futuras agradecerão o seu gesto, creia.