quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Onde está a Consciência... pesada?

Olás...

Dia 17  último, ouvi em uma Rádio, um discurso que acontecia no Senado da República, momento em que me dirigia ao trabalho. De início, o tema me prendeu, porque trazia à tona o assassinatos dos 43 estudantes, no México. Ouvi o discurso do início ao fim. Depois,  o resgatei da própria Rádio da qual o ouvira. 

Políticos, geralmente,  adoram discursar, falar bonito, e  o discurso quase sempre não "bate" com a prática. Muitas das vezes nem é o próprio político quem redige o discurso. Mas ali não me importou esse detalhe. Ative-me à questão, delicada, por sinal. Para mim, valia o chamamento.

Sendo hoje o Dia da Consciência Negra, quem sabe podemos também refletir acerca dos pontos mencionados no discurso!?

Eis a questão, ipisis literis: 

"No dia 26 de setembro, há menos de 2 meses, 43 estudantes mexicanos, alunos de uma escola de formação de professores de Ayotzinapa, foram sequestrados e assassinados por  policiais, acumpliciados por traficantes, na cidade de Iguala, no Estado de Guerrero. O desaparecimento e execução dos estudantes comoveram o Mundo, e, por mais de 1 mês, foram destaque do noticiário internacional. Até o Papa se pronunciou a respeito dessa barbaridade.

Na madrugada do dia 05 de novembro, depois de terem anunciado a razzia, pelas redes sociais, policiais militares paraenses varreram a periferia da cidade de Belém, em uma expedição de vingança, pela morte de um membro da Corporação, deixando um saldo de 10 a 35 mortos. Entre as vítimas do massacre estava o estudante Eduardo Galúcio Chaves, de 16 anos, que voltava da escola. Portador de necessidades especiais, assustou-se com os tiros, e, mesmo com dificuldade, Eduardo pôs-se a correr e foi abatido com 5 tiros pelas costas. 

Alguns dos executados no Pará, receberam mais de 30 tiros. 

Mesmo que a própria  Polícia Militar tenha apregoado a expedição, os assassinatos foram atribuídos à guerra entre traficantes, a mesma versão inicial para o desaparecimento dos normalistas mexicanos.

Parafraseando Caetano Veloso, Iguala é aqui! Com a diferença que as 10 ou 35 execuções, em Belém, não ganharam a repercussão, quer nacional, quer internacional das execuções mexicanas. 

Lá e cá, os massacres serão rapidamente esquecidos, enterrados com suas vítimas. Os massacres de ontem serão suplantados pelos massacres de hoje.

Um estudo, há pouco divulgado, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública,  ONG, que se dedica ao tema, revelou que nos últimos 5 anos, a Polícia brasileira matou, em média, 6 pessoas por dia. Entre 2009 e 2013, foram 11.197 mortes provocadas, oficialmente, pelos nossos "agentes da lei".

Nos EUA, nos últimos 30 anos, a Polícia matou 11.090 pessoas. Em 30 anos, 11.090 pessoas contra 11.197 mortes provocadas pelos nossos agentes da lei, entre 2009 e 2013. E olha, que segundo o Fórum, a letalidade de nossas polícias está caindo. Estas estatísticas, no entanto, ressalva a ONG, são imprecisas, já que apenas 11 das 27 unidades da Federação informaram os números pedidos pelo Fórum. E, mesmo assim, esses números não são informações confiáveis.

Afirma o Fórum: "A maioria das polícias do País, não tem a prática de fazer acompanhamento da letalidade policial. Há uma subnotificação. Sabemos que é bem maior do que está registrado". Uma pista, para comprovar esta subnotificação, calcula-se que, anualmente, 50 mil brasileiros morram assassinados. E, como no caso de Belém, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Salvador, os massacres serão sempre atribuídos a conflitos entre bandidos, ou a tal resistência seguida de morte, os famigerados autos de resistência. Uma excrescência, criada pela Ditadura, para massacrar as execuções, e que sobrevive até hoje.

Assim, como os 500 ou mais assassinatos havidos em São Paulo, em apenas dois dias, de maio/2006, jamais foram ou serão investigados, também os assassinatos de Belém, que permanecerão intocados, assim como os seus autores. Os 500 assassinatos em São Paulo ficaram por conta da guerra da Polícia Militar com o PCC. Um levantamento superficial, feito à época, mostrou que a maioria das vítimas era trabalhadores sem registros policiais.

Há um alarido danado nesta Casa e na Casa aqui ao lado, contra a corrupção. Compartilho com a inquietação, mas rejeito essa visão seletiva de parte do Congresso, do Ministério Público, do Judiciário e da mídia em relação à corrupção. Corrupção não é apenas o desvio de dinheiro público, propina, suborno, manipulação em licitações. É também corrupção a indiferença do Parlamento, do Executivo, do Judiciário, do Ministério Público, da Academia, das Igrejas e da mídia diante da violência, especialmente da violência dos agentes públicos. Da mesma forma que a impunidade do desvio do dinheiro público provocará mais corrupção, a impunidade da violência policial provocará mais violência, maior instabilidade social e perpetuação da injustiça.

Silvia Colombo, repórter especial da Folha de São Paulo, que se dedica especialmente a cobrir a América Latina – não sei se foi despedida pela Folha, também, está despedindo dezenas de jornalistas – mas fez Silvia Colombo uma ligação direta entre o massacre dos estudantes em Iguala, com o terrível massacre de centenas de estudantes na cidade do México, em 48, 46 anos atrás. O prefeito e os narcotraficantes de Iguala não queriam que os estudantes perturbassem um ato oficial.

O Presidente Diaz Ordaz não queria que os estudantes perturbassem as Olimpíadas, que o México sediava àquele ano. E a impunidade do massacre de 68 é a nutriz do massacre de 2014. A diferença entre uma carnificina e outra é que agora os mortos foram contados. Enquanto que, a sinistra contabilidade de 68 permanece, até hoje, inconcluso. O massacre mexicano de 46 anos atrás. Quer dizer, o México, 46 anos atrás, estava preparado para uma tragédia igual à de Iguala. Como o Brasil, depois das chacinas da Candelária, de Vigário Geral, do Carandiru, está preparado para a chacina de Belém, para a chacina de 2006, em SP, e para quantas mais se sucederem nessa terrível crônica de impunidade, de indiferença e de desprezo pelos mais pobres,  e pelos que estão à margem da sociedade dominante.

Não se trata, Senador Suplicy, apenas da banalização do mal, da vulgarização da violência, da mediocrização da vida. Trata-se, sim, da institucionalização do mal, da violência, e da institucionalização do desapreço à vida

É a reinvenção continuada da barbárie. 

O desdém em relação aos pobres, quase sempre pardos e negros, não se flagra apenas quando expedições oficiais punitivas agem nas periferias das cidades como capitães de mato na captura de escravos fugitivos.

Quase sempre, as catástrofes que vitimam os humilhados e ofendidos pela sociedade de classe, pouco comovem os do topo desta sociedade. 

Senhoras e Senhores Senadores, neste 2014,  registram-se os 30 anos de uma das piores tragédias do Séc. XX, no Brasil,  o incêndio da Vila Socó, favela sobre palafitas na cidade de Cubatão, em SP. Fazia tempo que os dutos da Petrobrás, que ligam a Refinaria Presidente Bernardes à Cubatão ao terminal da Alemoa, em Santos, estavam sem manutenção e vazando gasolina no mangue, onde as palafitas haviam sido erguidas. Na noite do dia 24 de fevereiro de 1984, uma falha operacional,  combinada com a corrosão dos dutos, provocaram o vazamento, de uma só vez, de 700 mil litros de gasolina no mangue. Alertada pelos moradores, a Refinaria informou, que primeiro precisava da avaliação de um engenheiro que morava em Santos, para acionar, ou não, os bombeiros.  Bastava uma faísca para a tragédia: o fósforo, o isqueiro, um curto circuito. 

Seja lá o que tenha sido, essa faísca provocou o fogo, que consumiu Vila Socó em poucos minutos. Como sempre, quando se trata de favelados, de pardos e negros, de trabalhadores e pobres, a contabilidade das vítimas, até hoje, não fechou. Assegura-se, que o número de mortos ultrapassou os 700, podendo chegar a mil, mais da metade crianças, 300 crianças de 0 a 3 anos; 245 crianças de 3 a 6 anos. Afora uma enorme quantidade de feridos. Entre os estertores do Regime Militar, e embora suspensa a censura, não houve empenho para investigação da calamidade e o balanço criterioso das vítimas. 

Afinal, o Haiti é aqui. E quem lá quer saber o que acontece no Haiti, na Vila Socó, no Capão Redondo, no Guamá, ou na Baixada, ou no Alemão? 

De vez em quando alguém se interessa. Noticiam os jornais, que semana passada a Defensoria Pública de São Paulo, fez um apelo urgente às Nações Unidades, para que investiguem o assassinato, no dia 7 de setembro, de 4 jovens, entre 16 e 21 anos, na favela São Remo, na Zona Oeste da capital paulista. Eles foram inequivocamente executados pela Polícia. O caso foi entregue a um Setor da ONU, que investiga execuções extrajudiciais.  

Será que desta vez teremos novidade? 

Não terá, com este apelo, a Defensoria Pública de São Paulo, confessado a sua absoluta inutilidade? Insubsistência? Não terá confessado sua nulidade e absoluta inoperância? Quando se dedicam desesperadamente às lutas salariais, aos acréscimos, aos absurdos, aos auxílios-residência e tudo o mais, à semelhança do conjunto do Judiciário e do Ministério Público. Isto realmente não é novidade.

Será, ou seja como for, será pouco o que fizeram. Sempre há de ser pouco, mesmo porque não é a punição fortuita de membros dos sinistros  esquadrões da morte, que agem impunemente no Brasil,   que mudará  a realidade dos fatos, a natureza verdadeira das coisas.

E qual é a natureza das coisas, no caso da violência policial, para-policial, civil ou social? Talvez pudéssemos simplificar e tão pura e simplesmente, endereçar tudo à conta das estruturas econômica e social  e,  redundantes na simplificação,  dizer que nada muda se essas estruturas não forem sacudidas, demolidas ou refeitas.

Talvez pudéssemos abrir aqui um parêntese e citar Marx ou Toynbee, que mesmo separados ideologicamente, pela distância da Terra à Lua, coincidem  quanto a obsolescência dos Sistemas, que sinais como esses, que diariamente explodem à nossa volta indicam, pressionam por um novo tempo, e que é da decadência irresistível do velho que deve nascer o novo?

Talvez, na mesma linha, me fosse permitido citar meu velho mestre, Guerreiro Ramos.

Talvez,  para entender porque as nossas Polícias executam 6 pessoas por dia (bem mais, muito mais, na verdade). Para saber as razões porque mais de 50 mil brasileiros são assassinados todo ano, e outros 50 mil são abatidos pelos acidentes de trânsito, e mais de 3 mil  morrem em acidentes de trabalho. Talvez seja o caso, talvez fosse o caso de dar uma olhada para trás, para nossa história, e com ela, Senador Cristovam, aprender alguma coisa. 

Olhar pelo retrovisor, perscrutar, examinar com atenção a busca de explicações, para nossa violência, para nossas mãos sujas de sangue, para nossa história, ela mesma empapada de sangue.

Para tentar descobrir porque somos um dos países mais sanguinários do Planeta Terra, mais até do que aqueles que vivem em permanente Guerra.  Cite-se que a Guerra da Síria, que mês que vem entra em seu 5º e sangrento ano, matou até agora, estima-se,  170 mil pessoas. Em cinco anos! Enquanto que a carnificina brasileira, nas periferias pobres das cidades e do campo, nas ruas e nas estradas, nas fábricas e construções, ceifa quase que a mesma quantidade de vidas, por ano.

Para aqueles que se chocam, repito a pergunta: somos ou não somos um País sanguinário, violento, em guerra com o povo? 

Somos ou não somos?

País cordial, Senador Suplicy? Ora bolas!

Não é possível, que insistamos nisso, mas parece que isso não interessa às nossas elites, Senador Cristovam. E nós somos a Elite! Somos as mulheres e os homens bons, os pais da Pátria, o escol, como se dizia antigamente. E, como tais, não temos nada a aprender com a história e com o passado. Não temos que nos ocupar em escavar o tempo à cata das origens do mal.

Neste momento, assoberbam-nos assuntos de maior importância, para que a morte violenta de mais de 100 mil brasileiros anualmente interrompam as nossas atividades. Mesmo porque esses 100 mil brasileiros, são  quase todos pretos de tão pobre, e pobres são pretos, e todos sabem como tratamos os pretos.

Termino aqui, esse pronunciamento, ciente de que minhas palavras vão se dissolver, desmanchar-se antes que cheguem ao plenário, às galerias, à tribuna de honra ou à bancada dos jornalistas, as ideias e os dados que aqui expedi.

Afinal, a oposição tem um presidente a derrubar. A situação, um presidente a sustentar. Os jornalistas? Estão excitadíssimos demais com tantas prisões e escândalos. Nesta azáfama, quem lá está se preocupando, se neste dezembro, contabilizaremos 100 mil brasileiros mortos violentamente.

Quase todos pretos, de tão pobres, e pobres são como pretos, e todos sabem como aqui tratamos os pretos. 

Alguém me ouvirá? 

Alguém os ouvirá?

Presidente, faço aqui o registro da minha indignação diante do que acontece no País, nesse momento. Nossa situação é igual, senão pior, do que a do México, com o assassinato dos 43 estudantes de Pedagogia, futuros professores, que emocionaram  e provocaram até uma reação do nosso excepcional  Papa João Francisco."   (grifos meus).

Eu ouvi. Quisera ter alguma  mágica para situações como essas não mais acontecerem.

Mamãe Coruja

8 comentários:

  1. Credo, Mamãe. Nesse aspecto, deste lado do Atlântico estamos no Paraíso.

    ResponderExcluir
  2. Antigamente, dizia-se a um filho: Caso você se perca de mim, durante as compras, procure, de imediato, um policial.
    Hoje, eu digo: Fique a quilômetros de distância de um...

    ResponderExcluir
  3. Eu digo isso de advogados e de juízes :O)

    ResponderExcluir
  4. São, São...não fique longe de mim. :-\

    "Vou transcrever, neste espaço, o que deixei no Encontro de Gerações:
    Não se sinta envergonhado, Dom. Quem assim deve se sentir é o governo brasileiro que pouco - ou nada - faz para coibir esses abusos de madeireiros ilegais e fazendeiros: invadem as terras indígenas e, além da terra que lhes roubam, deixam por lá as doenças.
    Eles não sobreviverão. A extinção é só uma questão de... tempo, pouco tempo.
    A Amazônia brasileira, no entanto, pela sua extensão, ainda abriga um grande número de tribos isoladas. E, a cada vez que noticiam que uma tribo foi "descoberta", eu cá fico com o coração pequenino, porque sei que a descoberta não será para o bem deles.
    Eles têm na memória resquícios do que foram esses "encontros desastrosos",quando em contato com outras... tribos. No período áureo da borracha, na Amazônia, foram escravizados.
    No dia 19 de abril, no Brasil, é comemorado o Dia do Índio. Mas... comemorar o quê?
    Eu vou fazendo a minha parte, neste latifúndio. Difundido a cultura.
    Ainda ontem à noite, Maíra e eu fomos assistir, no Teatro Amazonas, um espetáculo fabuloso. Coral do Teatro, juntamente com grupos de dança, apresentaram a história desse povo maravilhoso (outra situação idêntica a dos índios), os escravos. Ainda há um número expressivos de Quilombolas, graças à resistência das famílias remanescentes de escravos do Nordeste.
    Ontem, a Comunidade - 2º Quilombo Urbano do Brasil - que reside em Manaus, foi homenageada no Teatro Amazonas. A esse povo devemos nossas construções imponentes, como o Teatro.
    Fiz questão de apertar a mão do nosso Secretário de Cultura, parabenizá-lo pelos excelentes eventos promovidos... e gratuito! Ontem, o Teatro esteve lotado, de gerações de todos os tipos, gente de toda classe social. E quem disse que o "povão" não gosta de cultura?!
    Sou assídua desses eventos, gratuitos ou não. Garanto-lhes: a cada dia, tiradas as notícias tristes, me encanto com o que "enxergo", porque meus olhos vêem com o coração.
    Um beijo... mas muito, muito mesmo... carinhoso em todos vocês, a quem já muito considero."

    ResponderExcluir
  5. Li, reli! Nunca pensei, poder ler o que aqui nesta postagem Chama a Mamãe relata!
    Todos os dias leio um jornal. Na maioria as notícias, sendo algumas delas bem pesadas com crimes à mistura com a corrupção...mas depois acrescentam as chamadas notícias "cor de rosa" e a leitura passa em beleza!!!!
    É certo que tudo é à dimensão do país que vivemos e a coluna internacional por muito dolorosa que seja, como sendo os crimes do EI, ficam lá naqueles países que parecem já não saberem viver de outra maneira!!!
    Por isso que a São Rosas diga "deste lado do Atlântico estamos no Paraíso".
    Assim e indo lendo e ficando mais conscencializados(informados) com o que vai por esse mundo fora, por aqui apenas gotejam choviscos das tremendas tempestades criminosas que assolam, no caso do Brasil , como Mamãe nos arrepia,,,mas por todo o planeta sedento de intolerância
    de fanatismo, de sangue!
    Quase nos oitenta ...ainda vou ter que me atormentar-não sei se por mais alguns anos- com o que vou ouvindo(mal) e lendo(bem) com as misérias deste MUNDO!
    Vou seguir mais à risca uma das tiradas do nosso amigo Tonito(Cota 13 do EG): olha amigo, UM DIA DE CADA VEZ!!!!
    Mesmo assim recomendo-vos que sendo possivel; Sejam FELIZES!

    ResponderExcluir
  6. O Homem, apesar da evolução no tempo, na formação, na investigação, na técnica, etc, tem comportamentos como o homem primitivo!
    Li e foi como um murro no estômago.

    ResponderExcluir
  7. E, por falar em corrupção...parece que esse mal vai entranhando, em todos os segmentos... mundo afora.
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/196880-ex-premie-jose-socrates-e-detido-em-portugal.shtml
    Mas, como disse aquele outro Sócrates: "Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados."

    ResponderExcluir